Como é costume do povo português, temos sempre tendência para criticar tudo e todos. Eu pessoalmente não gosto muito de generalizar as coisas, cada um é um ser individual, podemos ser surpreendidos pela positiva se não estivermos já com "ideias feitas".
Há uns dias estava no carro, distraída a olhar para a paisagem. Estava um bocado em baixo e eis que encontro esta mensagem num muro de uma casa abandonada, escrita com uma letra simples de uma lata preta "BORA LÁ SER FELIZ". Pode ser uma coisa banal, provavelmente muitas pessoas passam por aquele mesmo local indiferentes àquela mensagem, mas a mim, pessoalmente, tocou-me. Mudou a minha atitude naquele dia, pôs-me mais optimista a imaginar cenários sobre o meu futuro. Muitas vezes ainda dou por mim a pensar naquela mensagem, escrita por uma pessoa que não conheço e a quem não poderei agradecer e que provavelmente acha que esta sua mensagem foi insignificante.
Os grafites são um assunto polémico, sendo considerado um crime por ser considerado um desrespeito ao património das cidades. A minha opinião é que os grafites deviam ser permitido em certas zonas das cidades, desde que controlados. Afinal existem muitas zonas, principalmente nas cidades grandes onde existem casas estão abandonadas, murais vazios, etc. Porque não permitir o desenvolvimento de pinturas por parte dos jovens nesses locais, património da câmara que muitas vezes transmitem tristeza e desleixo por parte da câmara. Concordo que nem todos os grafites representam as melhores coisas, sendo alguns desapropriados, daí a necessidade de se controlar as mensagens e os locais de realização dos mesmos.
Agora pensem comigo: não seria magnifico passar por cidades como o Porto e Lisboa e onde antes encontrávamos coisas abandonadas, encontrarmos mensagens positivas e pinturas que contagiam felicidade?
Concordo contigo, aliás, há grafites que são autenticas obras de arte! Se forem feitos em locais apropriados, acho até que podem melhorar esse local!
ResponderEliminarR: A sério? A enfermagem é uma profissão bonita, embora seja bastante desgastante a nível emocional.
Sem dúvida que seria! E concordo contigo, desde que controlado, essa arte devia ser permitida. Mas acho que cada vez mais as câmaras municipais estão a abrir horizontes nesse sentido e a deixar artistas (a sério) trabalhar nas grandes cidades :)
ResponderEliminarHá frases que mudam tudo e desenhos que só tornam tudo mais bonito :) felizmente, agora algumas câmaras permitem esta arte de rua se os grafiters apresentarem projectos e se esses projectos forem aprovados :) é claro que isto tem os seus prós e os seus contras mas, já vi trabalhos que resultam destas autorizações na cidade onde estudo e, digo-te, muito bons :)
ResponderEliminarR.: dava-me jeito por causa do meu trabalho de tese. Como trabalho com animais, tenho que andar ao ritmo deles e o feriado só vai atrapalhar :p
há grafites que não são nada mesmo mas há outro que são realmente arte.
ResponderEliminarQuerida das-me o teu mail?
ResponderEliminarQueria comentar o post assim mas não consigo comentar e além disso acho que deveria falar contigo melhor por mail....
já enviei o mail :)
ResponderEliminarOlha querida, li o teu mais recente post e fiquei mesmo triste, sabes? Oh, custa-me tanto ver as pessoas a sofrer da forma que descreveste naquelas palavras. Só espero que estejas melhor, que te devolvas a ti própria o ânimo de viver e que nunca te canses da vida, por muito frágil que ela seja. Vou estar sempre pronta a falar, ouviste? Que nunca te passe pela cabeça ser infeliz! Levanta a cabeça, olha o sol lá fora e passeia os cabelos ao vento. Que sejas feliz pequenina!!
ResponderEliminarEspero que já estejas melhor! A vida merece-te e tu também a mereces. E é assim que tens de pensar. Um grande beijinho querida, vou estar sempre aqui!
ResponderEliminar